O Alfredo é uma startup especializada em inteligência artificial que pretende revolucionar o mercado imobiliário através do desenvolvimento de tecnologias de big data e machine learning. Tem como objectivo central dotar os agentes que trabalham neste campo com ferramentas que lhes permitam actuar com rapidez, segurança e transparência.
Mudando o paradigma actual
O mercado imobiliário nacional caracteriza-se pela falta de transparência no acesso e tratamento de dados. Uma situação decorrente da dispersão e falta de estruturação da informação disponível, que tem pouca qualidade e que chega com atraso em relação às condições do mercado. Circunstâncias que dificultam e tornam mais complexas as actividades daqueles que trabalham neste sector (instituições financeiras, promotores, consultores e agências imobiliárias).
É esta situação que o Alfredo pretende alterar a partir de novos modelos para recolha e tratamento de dados que permitam análises transparentes, rápidas e com elevado grau de fiabilidade. Com o recurso à inteligência artificial, big data e machine learning, o Alfredo propõe-se revolucionar o mercado imobiliário, na linha do que de mais moderno se faz nos países onde a indústria proptech é bastante inovadora.
O método comparativo tradicional
Em Portugal, à semelhança de muitos outros mercados internacionais, as avaliações dos imóveis são feitas a partir de estudos circunstanciais, frequentemente intuitivos, assentes na análise comparativa (realizada manualmente), de informação dispersa por múltiplas plataformas online. Para além do tempo despendido nestes processos, não é possível garantir a qualidade dos resultados, quase sempre dependente do grau de experiência e aptidões de quem executa o trabalho.
Uma abordagem inovadora
O Alfredo pretende facilitar as avaliações de imóveis através do recurso a sistemas de inteligência artificial que fornecem informações e estimativas suportadas por modelos estatísticos avançados e análise de grandes quantidades de dados. Trata-se de um sistema de fácil utilização, que apenas requer a inserção dos dados do imóvel na plataforma recebendo de imediato o cliente a avaliação e um relatório com análises comparativas do mercado disponível no momento da consulta.
A inteligência artificial ao serviço das avaliações imobiliárias e dos estudos de mercado
Para fazer a avaliação do imóvel e providenciar o relatório complementar (exportável para PDF) devem ser fornecidas várias informações, nomeadamente, a localização, o tipo de imóvel, área bruta, ano de construção, certificado energético, etc. Com base nesta informação, é apresentado o seguinte:
- Sugestão de valores de avaliação do imóvel sob a forma de intervalo estatístico, calculado com recurso a algoritmos de machine learning (aprendizagem estatística);
- Lista e mapa de imóveis compráveis geo-referenciados;
- Gráficos do comportamento das variáveis explicativas do valor na zona;
- Enunciação dos pressupostos assumidos, definição dos valores estimados e âmbito do relatório.
Para este trabalho o Alfredo recorre a uma pipeline de dados que segue quatro passos:
- Extracção e agregação de metadata de múltiplas fontes publicamente disponíveis;
- Estruturação e uniformização da informação de forma a gerar dados comparáveis;
- Processamento da informação através da exclusão de dados que não respeitem as indicações pretendidas (por exemplo, imóveis que tenham área bruta inferior à área útil);
- Avaliação do mercado imobiliário em tempo real.
A estas funcionalidades do Alfredo juntar-se-ão brevemente outras, por exemplo, uma que permitirá visualizar os gradientes do valor de oferta por metro quadrado (€/m²) em Portugal Continental.
Convidamos os profissionais do sector imobiliário a experimentar a nossa plataforma online e o nosso blog de desenvolvimento.
Visite-nos em https://www.alfredo.pt ou contacte-nos via geral@alfredo.pt
A equipa do Alfredo